amizade e poesia

Alguém que faz você rir…Alguém que faz você acreditar em coisas boas…Alguém que convence você …De que existe uma porta destrancada…Só esperando para que você abra. Esta é a Amizade Para Sempre.

Archive for 27 de Fevereiro, 2008

ATRÁS DA PORTA

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Atrás da porta, de minh’alma o silêncio
                  um olhar delineando o papiro vermelho
                  e na prece calada refletindo no espelho
                  o eco de mim: já não mais me pertenço…

                  Num só delta, duas fontes em harmonia
                  ostentando o viço da primavera em flor
                  e no reflexo da água haurida feito licor
                  a suavidade das almas em sintonia.

                  Vibra o verbo em cadência, só pensamento
                  dos lábios calados sequer uma palavra dita
                  pois o orvalho se faz presente no momento,

                  e nas entreabertas sedas e alvas rendas
                  o perfume da terra numa centelha infinita
                  desenhando o “tu e o eu”, na mesma senda.

Milamarian

Posted in poesia | Leave a Comment »

MENINO CARVOEIRO

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Entre a fumaça e a fuligem,
      os pulmões em sofrimento.
      A pobreza, do mal a origem.

      Trabalha o menino sem alento,
      vias respiratórias bloqueadas,
      perpetuando o seu esquecimento.

      A escola, perdida na estrada,
      é uma miragem inatingível,
      Trabalha muito! Ganhar? Quase nada!

      Infância perdida, parece impossível,
      mudar sua sina, criança esquecida,
      rosto anônimo, tornado invisível.

      Mudam governos: Promessa esquecida!
      Projetos em papéis, amarelados,
      Tangível só o seu modo de vida.

      Purgando, dos outros, os pecados.
      Ah, menino, da infância proibida,
      quando findará esse teu fado?

      Será a tua liberdade devolvida?

Jorge Linhaça

Posted in poesia | 2 Comments »

REENCONTRO

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

As palavras se fazem meras gotas

      Dum elixir sublime e já provado

      Antes de ora sentir-te e ter tocado

      Mais que o corpo tuas vidas remotas

      

      Foi lá que te toquei a vez primeira

      Com vestes de guerreiros ou de santos

      Quem sabe Madalena em castos prantos

      Ou Messalina impura feiticeira

      

      Só sei que desde sempre te conheço

      Que o teu toque sensual reconheço

      E o cheiro do teu mar já naveguei

      

      E que as palavras são de menos dar

      À divina grandeza deste amar

      Um reencontrado ser que sempre amei

      Carmo Vasconcelos

Posted in poesia | Leave a Comment »

SANCHO PANÇA

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Dom Quixote
és audacioso cavaleiro,
a lutar pelos teus sonhos
com a coragem e a audácia
de querer o Sol em tuas mãos.

Mas vejas bem meu nobre senhor
que estás sempre a te ferir,
colocando na alma os espinhos
que dilaceram teu coração.
Contudo ainda assim, avanças.

Ousado e intrépido defendes
as tuas mais desejadas fantasias.
Melhor seria se olhasses
a realidade que te circunda
e fincasse teus pés no chão.

Guida Linhares

Posted in poesia | 1 Comment »

QUIXOTE

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Sorrir é mais fácil
quando não há vento
e a neblina cerrada
põe-me míope.

Avanço
com a audácia
do meu medo avanço
de espada em punho avanço
mas a cortina opaca
ri-se da minha figura triste
de quixote.

Enfurecido luto
de espadeirada
em espadeirada
avanço na cegueira
de ver tudo
tudo o que além da neblina
está à minha espera.

Lutei até cair
mas não vencido.
No sonho de acordar
do outro lado
vislumbro agora
o Sol nascente
que cresce em mim
que vem beijar-me a fronte.

E já sorrio, enfim!

Orlando Caetano

Posted in poesia | Leave a Comment »

Castelos no Ar

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

o sol amarelo baixa
os olhos dos homens
faz de todos
seres inocentes

a inspiração sorri
sussurra poemas amargos
nos ouvidos surdos
cheios de cera

palavras erguem escadas
subo por cima do muro
espio por um breve momento
a beleza indescritível da vida

tento dizer algo
para as nuvens esparsas
uma brisa refresca a pele
o mundo espera

no supermercado
trabalhadores sem camisa
descarregam um caminhão de batatas
o dia passa

carlos assis

Posted in poesia | Leave a Comment »

SOU PREENCHIDA PELO SEU AMOR

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Eu me encaixo toda no seu carinho
fazendo dele o meu aquecido ninho!
Fazendo dele a nascente da minha excitação!
Sem barreiras que me impeçam de mostrar
a intensidade do meu modo de amar…

Meu corpo no presente desta linda vida é SEU!
Minha vontade soberana quer VOCÊ!
Meu carinho é atraído para você…
Sinto a sua vontade em sintonia com a minha…
Minha voz clama baixinho seu nome…
E, meu corpo, carente do seu carinho,
se encaixa nos seus desejos
onde sinto sua viril presença
viajando por todo o meu universo
gemendo de prazer e alegria…

Penhah Castro

Posted in poesia | Leave a Comment »

Uma Casa em Cima do Mundo

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Amore Mio…
            vamos construir nossa casa
            em cima do mundo.
            Acima de todas as mazelas,
            de todos os desconfortos,
            infortúnios e tristezas
            que assolam as criaturas
            que apenas desejam
            ser felizes
            ainda
            que por poucos instantes
            ou para sempre!
            Que possamos estender a mão,
            para todos que se aproximarem
            de nós!
            Contudo em nosso ninho,
            que haja apenas
            um lar,
            o doce lar!

            Amore Mio…
            vamos começar pelo alicerce.
            Que seja acima de tudo
            forte o suficiente
            para quando vierem os vendavais.
            Que estes não abalem
            a nossa confiança,
            o nosso sentimento tão singelo,
            o nosso afagar sincero,
            o nosso coração,
            o nosso Ser!

            Amore mio…
            Ergueremos as paredes
            da confiança mútua
            da cumplicidade
            do acarinhamento
            do compartilhar juntos
            alegrias e tristezas.
            De não ter um só cantinho
            de nosso pensamento,
            que não caiba nós dois
            inteirinhos,
            sendo o que somos,
            singulares!

            Amore Mio…
            Pintaremos as paredes
            com as cores do arco-íris.
            Nas janelas cortinas rendadas,
            no parapeito flores, muitas flores
            e lá fora no jardim
            um carramanchão de primaveras
            nos receberá todas as manhãs
            saudando mais um dia
            unidos,
            amorosos,
            felizes!

            Amore Mio…
            Neste jardim que é nosso,
            tu cuidarás das rosas perfumadas,
            eu cuidarei das margaridas singelas,
            regaremos todas as flores,
            podaremos as ervas daninhas,
            e depois de toda a jardinagem,
            nos beijaremos debaixo
            de cálidos raios do sol,
            a nos aquecer,
            silente!

            Amore Mio…
            Teus bichos, que cuidas
            com verdadeira abnegação
            correrão livres pelo quintal
            da nossa casa plena de vida!
            Tão livres quanto eles,
            circularemos entre nossos
            tantos amigos/as,
            meus e teus
             e com eles
            partilharemos
            bons momentos,
            celebrando a vida
            com o vinho da amorosidade.

            Amore Mio…
            poderia falar tanta coisa
            que neste sonhar se desvela…
            Porém o poema ficaria longo demais,
            cansativo até para quem o lê,
            e jamais em tempo algum,
            queremos que qualquer cansaço
            chegue até nós.
            Seja daqueles que estimamos,
            seja entre nós dois.
            Que tenhamos tempo,
            muito tempo
            para nos apreciar,
            nos admirar,
            e sobretudo amar!
            Construindo
            uma sólida relação
            com um profunto
            sentimento de reciprocidade.
            Que seja eterna,
            enquanto estiver aceso
            o Fogo da Paixão,
            nos fazendo queimar
            nas brasas
            do
            Amor!

Guida Linhares

Posted in poesia | Leave a Comment »

POETA PASSARINHO

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Poeta és um passarinho

   entoando um canto de dor,

  que mais parece um hino,

  devotado ao puro amor.

  Quando em êxtase versejas,

  com as tuas asas de sonhos,

  Em verdade tu apenas gorjeias,

  teus sonhares mais tristonhos.

  E as lágrimas que descem,

  travestidas de ricas rimas,

  são águas que desfalecem,

  carregando todas as cismas.

  Que de paixão teu peito arde,

  nas noites de muita tristeza.

  Teus pássaros vindos da tarde,

  escondem de tua alma a beleza.

  E vagas pelas ruas da tua cidade,

  com os bolsos repletos de ilusões.

  Nenhum amor tivestes de verdade,

  a te aquecer do frio nas estações.

  Só te resta o consolo da poesia,

  essência de amor que nunca termina.

  Um doce pássaro que a todos contagia.

  Em sua mais alta magia, seduz e fascina.

 Guida Linhares

Posted in poesia | 1 Comment »

PÁSSAROS

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

  Pássaros noturnos em minha cama,
  aninham-se em meu travesseiro
  e deixam por lá, gotas de orvalho
  misturadas à raios de luar.
  

  Talvez por isso eu acorde

  vazio de angustias

  e com a sensação de que o dia

  vai ser de procuras

  e ainda que haja o desencanto

  ele não será dolorido, nem tanto,

  e a poesia que eu tenho

  há de permanecer pelo ar. 

  Pássaros, madrugadores que são,

  cantam hinos ao novo dia

  e comovidos anunciam

  que estarão sempre presentes

  aconteça o que acontecer.

  

  Talvez por isso, predadores

  permaneçam afastados, impotentes

  de semear vazios de entranhas,

  indiferenças estranhas,

  e, principalmente, secura de versos,

  pois se alimentam da estiagem de quando

  o poeta não consegue chorar.

  

  Pássaros viajantes

  cruzam o céu minha cidade,

  em suas penas, mensagens,

  do amor que eu trago preservado,

  lado esquerdo do peito,

  na realidade, poemas,

  inventário dos meus momentos

  coisas que eu nem sei se vão te interessar.

NALDOVELHO

Posted in poesia | Leave a Comment »

AMANTE AMOR…

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

      Foi nos teus beijos,

      que encontrei

      a fonte dos desejos;

      banhei meu corpo cansado,

      vi o tempo caminhar…

      Foi nas carícias de tuas mãos,

      que aninhei minh’alma;

      encontrei a calma

      para atravessar a noite escura,

      que insistia

      em me fazer infeliz…

      E nos teus braços adormecer,

      certa de que

      no teu amor encontrara

      a paz tão sonhada

      e com ela

      reconquistar meus espaços,

      retomar meus rumos,

      ir de encontro

      à felicidade…

      Esquecer o passado,

      olhar o futuro,

      viver com alegria o presente;

      ser o que sou,

      amante dos sonhos,

      companheira da ilusão,

      apaixonda pelo amor,

      Poeta do Coração…

Carmen Cristal

Posted in poesia | Leave a Comment »

AMAR É …

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Amar é embarcar num barco maravilhoso
                                que nunca viaja pro PASSADO
                                somente tem passagem para o FUTURO, com paradas rápidas na estação PRESENTE…
                                Onde você pode se abandonar á deriva
                                passando e parando nos portos dos BONS MOMENTOS…
                                Onde você pode desfrutar da felicidade merecida …..

                                Amar é ser guerreira diante dos desafios…
                                Corajosa para dominar os medos…
                                É saber usar a força interior…
                                É levantar sempre a bandeira do amor!

                                Amar é viver a alegria da inocência…
                                É sorrir espontaneamente…
                                É recobrar a vontade de brincar
                                e, o brilho do olhar…
                                É ser um palhacinho inconseqüente,
                                cantando a Banda alegremente…

Penhah Castro

Posted in poesia | Leave a Comment »

AMAR É SONHAR

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Quando amamos… sonhamos
                                sonhamos que amamos…
                                E como amar é um lindo sonho,
                                vamos viver para esse sonho,
                                um lindo sonho de amor,
                                que à nossa vida dá muito calor…
                                Amar é a realidade que nos faz sonhar,
                                são sonhos que nos fazem delirar…
                                Quando estamos com nosso amor,
                                sentimos toda essa vibração, esse calor,
                                que nos dá forças para viver e amar,
                                para então, podermos com o amor sonhar…
                                Sonhos sonhados de amor…
                                Chegamos a senti-los reais…
                                Até mesmo a sentir do corpo,  o calor…
                                Pelo salão a rodopiar…
                                Lindas músicas para dançar…
                                Que mais poderemos desejar?
                                Apenas amar… amar demais…
                                Vamos então, sonhar mais…

                                Marcial Salaverry

Posted in poesia | 1 Comment »

AH! SER FELIZ

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

Ser feliz é guardar no olhar
a alegria de viver
este presente que se chama VIVER…
É transformar problemas em desafios…
É deixar-se sentir tristeza…Chorar…
Mas nunca viver chorando…
pois, isto acaba o coração machucado…
É conversar consigo próprio quanto o caminho a seguir…
Dizer-se parabéns pelas conquistas…
Colocar o louro da vitória sempre que for um vencedor…
É ser o seu melhor amigo…
É manter-se jovem com boa alimentação…
Com ALEGRIA E AMOR no coração…
É alimentar corpo, mente, e espírito IGUAL…
É aprender dos erros a LIÇÃO…
Ser feliz é ter amigos para a vida compartilhar…
Para com eles agradecer a vida e, esta alegria dançar…

Penhah Castro

Posted in poesia | Leave a Comment »

VOCÊ É ÚNICO

Posted by amizadepoesia em Fevereiro 27, 2008

   Vejo em você um peito aberto
                  que me causa uma sensação de conforto
                  que afasta qualquer dor
                  abrindo caminho pra alegria
                  inundando minha vida com suas fantasias
                  que me faz dançar no seu caminhar…

                  Você é meu tudo
                  Sem passado…Somente presente…
                  Em você reconheço minha felicidade
                  que se mistura ao seu sentir
                  numa profunda intimidade…

                  Nosso amor está em mim impregnado
                  por todo o meu ser  propagado
                  impulsionando-me para a felicidade
                  sabendo-me amada, querida, desejada…
                  Neste amor permito-me sonhar, seduzir,,
                  conquistar e ser conquistada…
                  Fecho os olhos e, viajo pelos seus desejos
                  faço amor no meus sonhos
                  sentindo teu toque
                  ouvindo sua voz
                  trazendo-o junto a mim sempre
                  que me deseja realmente…

Penhah Castro

Posted in poesia | Leave a Comment »