amizade e poesia

Alguém que faz você rir…Alguém que faz você acreditar em coisas boas…Alguém que convence você …De que existe uma porta destrancada…Só esperando para que você abra. Esta é a Amizade Para Sempre.

Archive for 25 de Janeiro, 2010

Iniciando um novo ano

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

Toda vez que o ano vai chegando ao fim, parece que todos vamos manifestando
cansaço maior.

Seja porque as festas se multipliquem (são formaturas, casamentos, jantares
de empresas), seja porque já nos vamos preparando para as viagens de férias
de logo mais.

De uma forma ou de outra, é comum se escutar as pessoas desabafarem dizendo
que desejam mesmo que se acabe logo o ano.

Quem muito sofreu, deseja que ele se acabe e aguarda dias novos, de menos
dores.

Quem perdeu amores, deseja que ele se acabe de vez, na ânsia de que os dias
que virão consigam trazer esperanças ao coração esfacelado pelas ausências.

Quem está concluindo algum curso e deu o máximo de si, deseja que os meses
que se anunciam cheguem logo, para descansar de tanto esforço.

E assim vai. Cada um vai pensando no ano que se finda no sentido de deixar
algo para trás. Algo que não foi muito bom.

Naturalmente, muitos são os que veem findar os dias do ano com
contentamento, pois eles lhes foram propícios. Esses, almejam que os dias
futuros reprisem esses valores de alegria, de afeto, de coisas positivas.

Ano velho, Ano Novo. São convenções marcadas pelo calendário humano, em
função dos movimentos do planeta em torno do astro rei.

Contudo, psicologicamente, também nos remetem, sim, a um estado diferente.

Como Deus nada faz, em Sua sabedoria, sem um fim útil, também assim é com a
questão do tempo como o convencionamos.

Cada dia é um novo dia. A noite nos fala de repouso. A madrugada nos anuncia
oportunidade renovada.

Cada ano que finda nos convida a deixarmos para trás tudo de ruim,
desagradável que já vivenciamos, permitindo-nos projetar planos para o
futuro próximo.

Por tudo isso, por esta ensancha que a Divindade nos permite a cada 365
dias, nesta Terra, pense que você pode melhorar a sua vida no ano que se
anuncia.

Comece por retirar de sua casa tudo que a atravanca. Libere-se daquelas
coisas que você guarda nos armários, na garagem, no fundo do quintal.

Coisas que estão ali há muito tempo, que você guarda para usar um dia. Um
dia que talvez nunca chegue. Pense há quanto tempo elas estão ali: meses,
anos… esperando.

São roupas, calçados, livros, discos antigos, utensílios que você não usa há
anos. Libere armários, espaços.

Coisas antigas, superadas são muito úteis em museus, para preservação da
memória, da evolução da nossa História.

Doe o que possa e a quem seja mais útil.

Sinta o espaço vazio, sinta-se mais leve.

Depois, pense em quanta coisa inútil você guarda em seu coração, em sua
mente.

Mágoas vividas, calúnias recebidas, mentiras que lhe roubaram a paz,
traições que lhe deixaram doente, punhais amigos que lhe rasgaram as carnes
da alma…

Alije tudo de si. Mentalmente, coloque tudo em um grande invólucro e
imagine-se jogando nas águas correntes de um rio caudaloso que as levará
para além, para o mar do esquecimento.

Deseje para si mesmo um Ano Novo diferente. E comece leve, sem essa carga
pesada, que lhe destrói as possibilidades de felicidade.

Comece o novo ano olhando para frente, para o Alto. Estabeleça metas de
felicidade e conquistas.

Você é filho de Deus e herdeiro do Seu amor, credor de felicidade.

Conquiste-a. Abandone as dores desnecessárias, pense no bem.

Mentalize as pessoas que são amigas, que o amam, lhe querem bem.

Programe-se para estar mais com elas, a fim de, fortalecido, alcançar
objetivos nobres.

Comece o ano pensando em como você pode influenciar pessoas, ambientes, com
sua ação positiva.

Programe-se para vencer. Programe-se para fazer ouvidos moucos aos que o
desejam infelicitar e avance.

Programe-se para ser feliz. O dia surge. É Ano Novo. Siga para a luz, certo
que com vontade firme, desejo de acertar, Jesus abençoará as suas
disposições.

É Ano Novo. Pense novo. Pense grande. Seja feliz.
Momento Espírita

Posted in AMIGOS | Leave a Comment »

A MINHA SINFONIA

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

Pudesse eu ser um compositor

Iria escrever lindas melodias de Amor

Escreveria então, única e tão somente

Sons românticos e envolventes…

 

Faria de meu viver um embalo constante

Em música suave e também excitante

Resgatando os beijos que dei sob o luar

Quando nem mesmo sabia beijar.

 

Teria os sons de muita rebeldia

Cheinhos da magia da juventude

“Juventude transviada”… minha mãe dizia

Em nada parecido com os sons de hoje em dia…

 

As músicas que eu comporia

Contaria muitas histórias

Resgatando as memórias de um Tempo sem igual

Onde Amizade rimava sempre com Lealdade.

 

Se um compositor eu fosse,

Os acordes embalariam meus sonhos de juventude

Em um arranjo feito com maetria

Que resultaria em uma linda Sinfonia

 

Ai então eu dançaria…

A Luz da lua rodopiaria

A Paz então eu alcançaria

Amor…esta sinfonia eu chamaria!

 

Walkyria Garcia

Posted in poesia | Leave a Comment »

A VIDA E A BOLA

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

        A vida é como jogar uma bola na parede.
       Se for jogada uma bola verde, ela voltará verde;
      Se for jogada uma bola azul, ela voltará azul;
      Se a bola for jogada fraca, ela voltará fraca,
      Se a bola for jogada com força,
      Ela voltará com força:
      Por isso, nunca “jogue uma bola na vida,”
      De forma que não esteja pronto para recebê-la .
      A vida não dá nem empresta;
      Não se comove nem se apieda.
      Tudo quanto ela faz é Retribuir e transferir
      Aquilo que nós lhe oferecemos.

Albert Einstein

Posted in poesia | Leave a Comment »

Só entre nós

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

      Cale palavras,
      amordace os sentidos
      de uma ilusão,
      resguarde em segredo
      a mesma paixão,
      invista na fantasia,
      esconda o desejo 
      e esqueça a canção
      que embala a verdade,
       perfumando o rastro
      da eterna razão.
      Sonhos não ditos,
       já foram escritos
       nas folhas da imaginação. 
      Cá entre nós,
      não negue,
      um dia, à sós,
      descobriremos,
      nas noites escuras,
      estrelas semeando
      no meio das sombras,
      a saudade, que brotará
        no teu e em meu coração,
      murmurando as letras 
      de outras composições,
      completamente livres,
      sem medo de confessar…
      Te amo!

  Schyrlei Pinheiro

Posted in poesia | Leave a Comment »

Dona Maria Pereira…

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

Dona Maria Pereira…
Se abre, se mostra feito
Uma bandeira!
Se diz irresistível e altaneira…
Mas vive na maior choradeira….
Diz que o cara mentiu…
Enganou e fugiu!
Mas, cá entre nós…
Que grande purgante é ela!
E apesar dos aninhos…
Age como uma donzela!
Acho que uma melancia
Caberia muito bem nela!
Dona Maria Pereira
É pior do que carrapato…
Não larga o pé do cara…
E acha que o cara está no papo!
Basta o homem chegar
Que ela já arma o palco!
Fala bonito, faz pose…
Pra ver se consegue a todo custo…
Chamar a atenção do ingrato!…
Na verdade… Dona Maria Pereira
É solitária e encalhada…
Esse é o seu problema de fato!
Mas ver sua encenação…
É um tremendo barato!…
Querem saber de quem estou falando?
Não digo, não conto! Não falo!!!
Mary Trujillo

Posted in poesia | Leave a Comment »

Amo!

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

      Amo tua voz suave, aliciante!
      Amo tua saudade de mim!
      Teu cheiro de brisa embriagante,
      Teu toque de macio cetim!

      Amo a chuva que molha teu corpo,
      Amo teus olhos que denotam tristeza,
      Teu hálito fresco que sedenta absorvo,
      Amo dos teus gestos… a delicadeza!

      Amo o dia que nos conhecemos!
      Amo tua presença iluminada!
      Amo todos os dias que vivemos,
      Que seguimos pela mesma estrada!

      Amo… Meu amor! Eu te amo!…
      Amo hoje e amanhã amarei mais!
      Esse amor lindo, grito… Proclamo!…
      És o resumo dos meus ideais!…

      Amo teu atraente cabelo grisalho…
      Amo-te com toda a alma e coração!
      Amo tua boca com gosto de orvalho…
      Amo-te com loucura e devoção!…

      Amo… Amor meu… Vida minha…
      Além das aflições e dos vendavais!
      Tua presença meu ser eleva, sublima,
      Acalma… Proteje dos temporais!…

      Te amo anjo meu! Te amo demais!…

      Mary Trujillo

Posted in poesia | Leave a Comment »

CANÇÃO DE EMBALAR

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

      Onda vem onda vai
      traz-me o meu amor
      sem reticências
      nem muitas ciências.

      Onda vem onda vai
      em ondas de espuma
      galgos a saltitar
      pelo teu bom despertar.

      Onda vem onda vai
      de cá para lá
      trazendo-me o desvelo
      de meu amor por vê-lo.

      Onda vai onda vem
      mostrar-me o querer
      do meu subtil almejo
      o meu forte desejo.

      Onda vai onda vem
      duas ondinhas a navegar
      no mar a escudar-se
      de um vento que o levasse.
      
      Onda vai onda vem
      não o digas a ninguém.

      Jorge Humberto

Posted in poesia | Leave a Comment »

MENINA DE MEUS SONHOS

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

            Como passarinho saltando de raminho
            em raminho assim é teu sono
            a brincar no meu sonho.

            Viras este do avesso, aquele outro pões
            de pernas para o ar, e assim passas a noite
            a fingir ser muita coisa ao mesmo tempo.

            E eu sorrio e vou de mãos dadas contigo
            escorregando pelas cores do arco-íris
            até onde sonhar é um desafio.

            E quanto mais vestes meus sonhos, mais
            eu me entrego aos teus caprichos
            de menina, que corre e salta de lá para cá.

            E quando acordamos por fim, visto-te
            de linho e de folhos, para
            depois caminharmos juntos caminho.

            Sonhos de esta vivência sem par
            aonde nosso ser acordado é um sorrir
            pela manhã aberta de nossas janelas.

            Jorge Humberto

Posted in poesia | Leave a Comment »

Menino Triste

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

Escrevo o que sinto e o que sinto não sei se escrevo

Se sou só este que escuta as flores e os seus olores

Se aquele que vê janelas fechadas para todo o romantismo

 

Onde antes havia janelas abertas só vejo horrores

De pessoas que passam sem se cumprimentarem

Já não há o espírito de solidariedade e de frontalidade

E eu ceguei para não ver estas coisas que me doem por dentro

 

Menino triste que passas de bola na mão

Vem brincar comigo só um instante

Não queiras ser como os outros só razão

Ou algo parecido como uma mão vazia de  instante  algum.

A este poeta

que mostram o absurdo

e ele faz questão de esquecer!

A este poeta

que alguns acham difícil de acessar,

e deixam para lá, nao querem saber,

não sabem o amigo que estão a perder!

Amigo, neste dia

aproveito para dizer que admiro

e tenho um carinho muito grande por você!

Jorge Humberto

Posted in poesia | 1 Comment »

BOM DIA TRISTEZA

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

      Oi Tristeza, eu sei,
      você chegou
      sem tempo marcado
      de ir ou ficar.
      Chegou inesperada,
      apagando o meu sorriso,
      nublando os meus olhos.

      Lugar de delícias
      ficou distante
      estendo meus braços,
      não alcanço o amor
      Delícias profusas,
      imagens não distingo,
      é você se interpondo

      Canto o meu canto triste
      sem som e sem ritmo
      olho-te com respeito
      mas ternura ausente
      no meu verso do momento
      só escuto um lamento,
      nunca mais, nunca mais

      Nada pode valer-me
      é o que traduz sua presença
      de tristeza em manto escuro…
      Quero o azul mais alegre
      que a vida faz existir,
      em além do azul do céu,
      quero o azul do amor.

      Que tristeza grande,
      mesmo como sempre,
      eu sei, mas isso não consola
      Não quero, não quero,
      vai passar, vai passar…
      esse manto escuro não
      quero o verde azul do mar.

      Não se vive sem amor.
      Bom dia tristeza,
      Vou anestesiar-me,
      Desculpa-me,
      Até mais tarde ou nunca
      Preciso acordar
      em momento de amor

      Vai passar…
      Tristeza em mim
      que tanto busco
      ser feliz?
      É sempre tempo
      Vai passar…
      O amor vem vindo

       Evaldo da Veiga

Posted in poesia | Leave a Comment »

NÃO MINTO – 9

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

      Eu não minto, sempre. E você?
      Diz que não me quer, não acredito.
      Teus olhos me buscam.
      Quando toco em tuas mãos,
      elas enlaçam meu corpo
      e sinto o calor da tua alma.
      Alma amiga e amante,
      negociando o encontro dos corpos.
      Eu não minto, digo sempre.
      Somente passo informações
      encostadas no carinho, no desejo,
      e distantes da feia realidade.
      Se digo que o corpo
      também goza no céu,
      além do gozo da alma,
      é porque o corpo também sobe,
      imaterializado,
      mas conservando as sensações…
      No céu corpo e alma
      fazem amor em qualquer canto,
      é só fazer, não tem proibição.
      E São Pedro dá a maior força:
      VAI NESSA MEU IRMÃO!

           
      Evaldo da Veiga

Posted in poesia | Leave a Comment »

NÃO MINTO – 8

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

      Não minto, sempre.
      Faço sim,
      sempre que necessário,
      propaganda enganosa,
      dizendo isso e aquilo
      que em verdade não sou.
      E funciona, muito bem.
      É uma propaganda
      tão parecida com a verdade
      que, quando ELA vem,
      chega envolta no encanto,
      e o gozo lindo acontece…
      Aquele que vai daqui,
      um tanto além do infinito.
      Mentira é feia
      e tem perna curta.
      Propaganda amorosa não.
      Afugenta o pecado
      em dizendo suaves
      verdades do amor.
      Venham ao reino da alegria
      e do gozo no amor.
      Ensinamento sem cobranças…
      Entrada no céu sem dinheiro,
      passe livre ao amor.

           
      Evaldo da Veiga

Posted in poesia | Leave a Comment »

NÃO MINTO – 2

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

      Não é propriamente mentir.
      Falo inverdades otimistas
      que ajudam ser feliz.
      Bobagem falar das minhas dores.
      Se crêem, não sentem por mim.
      Nem ao menos dividem.
      Se duvidam, sou mentiroso.
      Horrível, parecer o Presidente.
      E ainda corro o risco de dizerem:
      Pare de manha, seu chorão.
      É, mas pra ser feliz vale tudo.
      Até fingir que é feliz,
      vale mentir.

           
      Evaldo da Veiga

Posted in poesia | Leave a Comment »

NÃO MINTO – 1

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

      Se eu quero um colinho,
      finjo que estou triste
      e o colinho vem.
      Quero outro colinho,
      e o clima mudou
      dou pulos de alegria,
      e o colinho vem.
      Gosto de um colinho,
      o colinho vai e vem.
      Se me perguntarem
      que sim, digo que não.
      Colinho pra adulto?…
      Viajando de Trem,
      da Serra ao Mar,
      com um colinho…
      E não faz mal a ninguém.
      De navio, de avião,
      em qualquer condução,
      um colinho pega bem.
      Mas de ônibus lotado, calor,
      corpos suados, hum…
      Não quero não.
      Ah… tem um colinho,
      acho que vou.

           
      Evaldo da Veiga

Posted in poesia | Leave a Comment »

UM RECADO….

Posted by vidapura2 em Janeiro 25, 2010

            Se tu me amas, ama-me como a flor,
            respeita as minhas individualidades!…

            Deixa-me no jardim,
            não queiras me privar da luz do sol,
            das gotas de orvalho!
            De estar sob o azul do céu…

            …..das cores do arco-íris,
            da brisa soprando entre os galhos, do verde!…

            Do convívio com a natureza dos meus sonhos…
            Se tu me amas, não queiras abreviar meus dias,

            …..que a vida é passageira
            e o amor uma fração do tempo…

CarmenCristal

Posted in poesia | Leave a Comment »