amizade e poesia

Alguém que faz você rir…Alguém que faz você acreditar em coisas boas…Alguém que convence você …De que existe uma porta destrancada…Só esperando para que você abra. Esta é a Amizade Para Sempre.

MÃOS DE SAL

Posted by vidapura2 em Setembro 27, 2010

      Mãos de sal remam num último esforço até ao ancoradouro.
      Corpos crespados pelo sol ferem na roupa enquanto os pescadores puxam a embarcação para terra firme. As mulheres que esperavam a chegada, com olhos postos no horizonte, aprestam-se a ajudar, recolhendo as redes, que terão de ser concertadas pelas mãos sábias dos homens do mar. O pescado é dividido logo ali, junto à praia, consoante o tamanho e a espécie em causa.
      Depois de vendido o peixe para as lotas é hora de se repartir a colheita entre as mulheres, que põe algum a secar em cima de varas de madeira,
      para preservar o peixe por muito mais tempo para que este dure o inverno sempre tão rigoroso. Crianças brincam na areia espantando as gaivotas que tentam alcançar o animal de guelras expostas ao sol. Enquanto este se põe ao largo entoam-se canções, para animar o trabalho, sempre moroso, entre agulhas de marfim e as cordas das redes, que amanhã voltam ao mar longínquo e perigoso, enfrentando altas vagas no meio do oceano. As mães chamam pelos seus filhos e avisam os homens, de que são horas da ceia, sendo partilhada em família.
      Todos se juntam à mesa e depois de cear vão-se deitar. E assim se passou mais um dia de pesca, amanhã antes do sol raiar partem mar adentro uma outra vez.

      Jorge Humberto

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

»
 
<span>%d</span> bloggers like this: