amizade e poesia

Alguém que faz você rir…Alguém que faz você acreditar em coisas boas…Alguém que convence você …De que existe uma porta destrancada…Só esperando para que você abra. Esta é a Amizade Para Sempre.

O mercador

Posted by vidapura2 em Novembro 5, 2010

Eu vi passar por mim, um mercador,
com toda espécie de quinquilharias.
Não carregava nenhuma ilusão,
perdeu no jogo todas as que tinha.

Oferecia, aos brados, na calçada:
“- Venham, é barato, é quase nada!
Eu tenho dores, faltas e manias,
eu tenho tudo que jamais teria,
se, por alguém, tivesse sido amado.

Sonhos diversos, os mais variados!
Podem escolher, são coloridos,
belos e puros, nunca realizados…

Tenho traições nessa bagagem,
de amores e de amigos. Foram tantas…
paga que tive após lhes dedicar,
amor grande e sincero de verdade.
E ainda que mil anos se passarem…
irá doer por toda a eternidade.

Tenho saudades de qualquer tamanho,
das que nos fazem logo adormecer,
saudades das que todos querem ter,
é o que mais tenho,
venham… venham ver!”

Ele seguia, firme, rumo ao nada…
a oferecer o que a vida lhe deu,
num inventário de cruel fascínio,
dos ganhos que aufere quem perdeu.

Quem perdeu até mesmo a esperança,
aquela derradeira, esfarrapada,
que se vê despencando num abismo,
dando a certeza de não ter mais nada!

Com algo de tristeza, eu percebi,
que aqueles passos trôpegos que vi,
a oferecer o que ninguém precisa…
era meu coração que estava ali,
na tentativa frágil e indecisa,
de reaver a crença que perdeu,
depois de tudo que viveu, sofreu…

Tere Penhabe

Deixe uma Resposta

 
